São Sociedades Internas da Igreja em Mata da Praia que reúnem seus membros e sócios sob a supervisão, orientação e superintendência do Conselho, com o qual se relacionarão por meio de um conselheiro e um mentor espiritual.
• Promover a plena integração dos membros da Igreja através de treinamento básico na vida cristã e na dinâmica denominacional, em todos os seus aspectos;
• Incentivar o cultivo sadio das atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas;
• Cooperar com a igreja, como parte integrante dela, em todas as suas atividades, buscando cumprir plenamente sua visão, missão e princípios e valores;
• Servir a Deus e ao próximo;
• Promover uma salutar convivência com todos os outros departamentos e organizações da Igreja e também com denominações evangélicas fraternas, buscando sempre a expansão do Reino de Deus.

UCP – União de Crianças Presbiterianas

logo-ucpA UCP é uma Sociedade interna da IPB que integra e prepara as crianças de forma sólida, visando o crescimento Espiritual, físico, intelectual e convívio social. A UCP é uma escola onde a criança aprende a servir ao Senhor Jesus através da Igreja, recebendo noções de diversos cargos, funções e aprendizado em liderar.
Esta sociedade interna tem a finalidade de unir as crianças da Igreja para lhes dar orientação evangélica sob o regime presbiteriano; oferecer-lhe ambiente construtivo, recreativo e prepará-las para serem membros da Igreja e colunas na obra do Senhor.

UPJ – União Presbiteriana de Juvenis

logo-upjA União Presbiteriana de Juvenis (UPJ) é uma sociedade interna que agrega juvenis, pré-adolescentes que estão na faixa de 10 a 12 anos, confirmando-os no conhecimento do Evangelho, fortalecendo-os e capacitando-os para conhecer e servir ao Senhor em adoração, evangelização, discipulado, comunhão e serviço. A UPJ tem como missão glorificar a Deus, agregando juvenis por meio da comunhão entre si e do estudo da palavra.

UPA – União Presbiteriana de Adolescentes

logo-upaA UPA, União Presbiteriana de Adolescentes, é uma sociedade interna da Igreja Presbiteriana do Brasil, destinada ao trabalho de todos os adolescentes da Igreja Presbiteriana entre as idades de 13 a 18 anos. Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com os adolescentes da igreja local. Na UPA, os adolescentes têm a oportunidade de conviver com outros jovens participando de momentos de comunhão, louvor e reflexão bíblica. A UPA é organizada nacionalmente através de uma Confederação Nacional de Adolescentes.
A União Presbiteriana de Adolescentes nasceu em 9 de julho de 1967 na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. A adolescência ganhou um cuidado especial, com um trabalho específico que resultou em conversões, amadurecimento e crescimento espiritual.
A UPA celebra o Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano no quarto domingo de julho. Anualmente, é realizado em cada estado o DNA, Dia Nacional do Adolescente Presbiteriano.

UMP – União de Mocidade Presbiteriana

logo-umpA UMP — União de Mocidade Presbiteriana é uma sociedade interna da IPBMP, que reúne jovens da igreja a partir de 18 anos de idade, confirmando-as no conhecimento do evangelho e capacitando-as para conhecer e servir ao Senhor em adoração, evangelização, discipulado, comunhão e serviço, desempenhando fielmente seus papéis no cumprimento dos mandados espiritual, social e cultural.
Na IPB, considera-se o ano de 1936 como o ano de surgimento da sigla UMP, sendo que, àquela época já existiam mocidades atuantes em muitas igrejas pelo país. Em 24 de fevereiro de 1946 era organizada a Confederação Nacional, por ocasião do histórico 1º Congresso. O 3º domingo de maio consagrou-se como o dia da UMP.

Acesso o site: ump.org.br

SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina

logo-safA Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) é uma sociedade da IPBMP, pertencente à Igreja Presbiteriana do Brasil. Têm como objetivo organizar as atividades realizadas com as mulheres da igreja local. As SAF têm uma preocupação especial com o bem estar das mulheres na igreja e também com a evangelização. Como todas os demais sociedades e ministérios, a SAF sempre têm suas reuniões que vão mais além da simples convivência: as mulheres costumam ser as organizadoras dos eventos benéficos e comidas de convivência entre os membros das igrejas. A SAF possui uma revista de circulação nacional chamada “SAF em revista”, onde se pode encontrar testemunhos de várias mulheres, artigos, reflexões e, como não pode faltar em uma revista feminina, receitas culinárias.
A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios é a do Recife, PE, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja.

Acesse o site: saf.org.br

UPH – União Presbiteriana de homens

logo-uphUm dos primeiros objetivos da UPH é oferecer aos homens oportunidades de companheirismo e confraternização de maneira saudável e construtiva suprindo a necessidade psicológica e social de se relacionarem. Também dá aos homens da Igreja a oportunidade de cultivarem a sua vida espiritual ouvindo preletores, estudando as Escrituras e orando. Os homens também podem aprender sobre suas necessidades específicas: como relacionar-se melhor com a esposa e os filhos, como lidar com tentações, como enfrentar problemas no trabalho e na vida financeira, como lidar com os desafios de diferentes faixas etárias (meia-idade, maturidade, velhice).
Fora do âmbito da igreja a UPH envolve-se com atividades de cunho evangelístico (visitas, testemunhos, distribuição das Escrituras e literatura cristã) em presídios, hospitais, asilos, ruas e outras instituições.